CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE

ALFAZEMA NO JARDIM

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O QUE FAZER POR AQUI?

Mas não tem que se preocupar! A partir da CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE são várias as possibilidades de roteiros que não vai ter tempo para se aborrecer.
Depois de visitar Lamego retome a EN226 que conduz a Tarouca,uma terra de ocupação antiga como se poderá verificar pelas ruínas de um povoado proto-histórico em Dalvares. No centro da cidade sobressai a igreja matriz, entre belas casas de porte nobre e cuja origem remonta aos primórdios da nacionalidade. Mas retomando a EN226 e tomando o desvio para Ucanha e Salzedas (EM 520) vai ficar surprendido  com o que aqui vai descobrir.
Dirija-se à zona ribeirinha passando pelo pelourinho e igreja matriz. A ponte medieval sobre o Rio Varosa  inclui uma torre que servia já para cobrar portagens. (Não se espantem por isso agora...) Mas a estrutura construída para marcar a força e o poder dos monges cistercienses servia ,também, segundo a lenda popular, para que o abade estivesse numa posição de superioridade em relação ao bispo de Lamego, sempre que este passava sob o arco.
Retome a EM 520 em direcção a Salzedas.Aqui a imponente igreja do antigo mosteiro cisterciense vai deixá-lo encantado. Arcos quebrados, capitéis decorados,colunas,pedras tumulares, talha dourada e azulejos do séc.XVII e XVIII são coisas que poderá calmamente admirar.
Voltando à EN226 , desviando para Tarouca logo na EN329, vai encontrar  o primeiro mosteiro cisterciense fundado em Portugal de interior muito rico; orgão de tubos, conjunto de pinturas dos Primitivos Portugueses, destaque para o imponente S.Pedro tradicionalmente atribuído a Grão Vasco.
AINDA HÁ MAIS ! VENHA E DEIXE QUE NÓS TRATEMOS DE SI !

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial