CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE

ALFAZEMA NO JARDIM

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SEPT JOURS POUR UNE ÉTERNITÉ...

- "Tu as reçu des fleurs! sussura Reine entre ses lèvres qu'elle pinçait.
Zofia les dévisagea tour à tour.
- Reine les a mise dans le salle de bain! ajouta Mathilde,la gorge nouée.
- Pourquoi dans la salle de bains? demanda Zofia,suspicieuse.
- L'humidité je suppose! replica Mathilde,hilare.
Zofia écarta le rideau de douche et entendit Reine ajouter:
- Ce genre de végétal as besoin de beaucoup d'eau!
Le silence régna d'une piéce à l'autre.Lorsque Zofia demanda qui avait eu la delicatesse de lui envoyer un nénuphar,le rire de Reine éclata dans le salon,celui de Mathilde suivi aussitôt."
Peut être , c'est une fleur que on ne doit pas offrir mais que pouvez-vous attendre d'une personne dans l'amour?
Dans Quinta de Santa Cruz il ya de jolis nénuphares ,dans petits lacs; ils sont exótiques et charmants.On peut prendre un livre et s'amuser tranquilement dans les jardins.

MEMÓRIAS DE INFÂNCIA

"...minha boquinha de riso,minha maça camoesa...criada no paraíso..."
Cantada pelos poetas,cheia de propriedades e sabor estará a maça camoesa a desaparecer? A Região do Távora-Varosa cheia de pomares, parece agora um mar com ondas vermelhas,amarelas e verdes de maças.É certo que os nossos agricultores procuram qualidades mais produtivas e rentáveis,mas na CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE  lembram-se memórias de infãncia, fala-se da maça camoesa e dos malápios; surgem ideias para dar a conhecer estes e outros belos frutos em que a Região é rica. Prepare-se; em breve haverá notícias!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

JARDINS DE PRAZER

Os jardins da CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE  são tão calmos e tranquilos que nos apetece ficar lá quietos e , depois de algum tempo,agradecemos o chilrear dos pássaros. Os visitantes aproveitam o sol da tarde,enquanto se deliciam com os figos acabados de apanhar ; ainda olham,tentados, a água azul da piscina acabando por dar um passeio pelos jardins. Mas podemos, também, pegar num livro e envolvermo-nos numa guerra entre anjos e diabos, Deus e Lúcifer, sem que nos perturbemos muito...
Sete Dias Para Uma Eternidade é um livro que às vezes nos vai fazer rir, outras pensar, e cujo fim não imaginaríamos nunca! No entanto, o cenário por aqui é propicio à imaginação e devaneios.

VALE DO DOURO

Apesar destes dias nos surprenderem com algumas nuvens, o Rio Douro e a sua extraordinária beleza continuam lá. É tempo de vindimas e trabalho,mas também espaço para nos despedirmos do Verão e aproveitar o tempo com um belo passeio de barco até ao Pinhão. Duas horas calmas a comtemplar os socalcos de vinha em redor, a tentar advinhar o nome dos pássaros que se vislumbram nas margens , ( garças pretas?) ,a desfrutar do prazer de um dolce farniente tão badalado e suspirado por todos. Ou  a falar com os amigos e até desconhecidos e rir com os salpicos de água que nos podem atingir na passagem da eclusa, em Bagaúste. Coisas simples e pequenas de que é feita a vida de todos nós. Muito perto está a CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE  preparada para o receber . Experimente!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TEMPO DE VINDIMAS

Durante esta altura de vindimas pode participar na colheita das uvas, participar numa lagarada, provar gastronomia regional, observar os trabalhos na adega. Com um exercício de imaginação poderá perceber todo o trabalho para alcançar um tinto encorpado, de cor ruby intenso, que é o resultado de um ano inteiro de trabalho e preocupações. Para ajudar neste esforço faça uma prova na QUINTA DE SANTA CRUZ onde vai encontrar também brancos leves , frutados e espumantes a que é impossível resistir.

HARMONIA INESPERADA

Depois do céu cinzento, dos chuviscos frios e alguns trovões longínquos, esta manhã ao olharmos à nossa volta descobrimos uma harmonia ( quase) inesperada.  Os jardins da CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE parecem revigorados; o céu de novo azul e o sol dão a tudo uma luminosidade especial. As vinhas parecem mais verdes e ,de onde em onde, há grupos que colhem  já os frutos generosos .A imensa tranquilidade destes dias,que anuncia o Outono que se aproxima cheio de colorido, é quebrada pela algazarra alegre destes grupos. Venha , também, conhecer de perto uma vindima no Douro ou Távora -Varosa. Para descansar da azáfama tem a CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE sempre preparada para lhe oferecer conforto , tranquilidade, bons vinhos e gastronomia da Região.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

FILMS AND STARS

Although stars like Sophia Loren and Gustavo Santaolla  have left the stage of Douro Valley, we shall continue to have the possiblity to look at the stars enjoying dinners , by the swimmingpool, at CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE . Now their names will be different, such as : Cassiopeia, Orion, Ursa Major or Minor, etc. Come and see as it will be a memorable experience to stay here and tasting new flavours, talking with friends, you will glance a shooting star. Be aware to have time to make a wish!




sábado, 11 de setembro de 2010

DOURO VALLEY

O Vale do Douro, com toda a sua beleza, merece ser preservado e especialmente defendido para que, de modo algum ,deixe de ser Património da Humanidade. Faz,por isso,sentido a existência da
Associação para a Valorização e Defesa do Património do Vale do Douro  ( A.V.D.P.V.D) de que a CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE  faz parte .
Preservando e defendendo valores culturais a CASA vai receber, graciosamente, por duas noites, um dos conferencistas do III Seminário Internacional Tarouca e Cister.
Este Seminário para além do  interesse dos temas a debater, terá uma visita a uma Quinta do Douro, um jantar com uma ementa monástica e a actuação da Banda de Salzedas. Tudo motivos para uma participação activa .
Venha passar o fim de semana de 16 A 18 de Setembro e fique tranquilamente instalado na Casa de Santo António de Britiande.

ESPERAMOS POR SI !

terça-feira, 7 de setembro de 2010

OCASIÃO PARA CELEBRAR

Nos dias de hoje, com tantas preocupações e stress, esquecemo-nos que a vida merece ser celebrada e que temos muitas ocasiões para sorrir e agradecer. Bem sei que celebrar a vida pode ser feito com um gesto ou palavras simples,mas também temos que dar lugar na nossa vida à comemoração de uma data importante.  
 É para isso que a QUINTA DE SANTA CRUZ está preparada; organizando festas de casamento,baptizado,aniversário ou para celebrar qualquer outra data que para si seja importante. Deixe connosco as preocupações e venha desfrutar , na companhia de família e amigos, de gastronomia rica e vinhos saborosos.

DOURO FILM HARVEST

Este é o cartaz do Douro Film Harvest que está a decorrer de 5 a 11 do corrente , em Lamego   ,Vila Real, Sabrosa e Freixo de Espada à Cinta.  Em Lamego,no belissímo Teatro Ribeiro Conceição, pode assistir amanhã, por volta das 18h30,  a  "Nine" ou pelas 21h30 a "Nanga Parbat" com a presença de Gustavo Santaolalla. A dois passos da CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE  decorre esta belíssima mostra de cinema. Não perca no próximo sábado a oportunidade de ver , ou rever, "Marriage Italian-Style" e a homenagem a Sophia Loren que estará presente.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

III SEMINARIO INTERNACIONAL TAROUCA E CISTER

Com património edificado tão bonito como Salzedas, S.João de Tarouca e outros justifica-se plenamente este seminário. Irá decorrer de 16 a 18 de Setembro em Tarouca. Telefones para informações/inscrições : 962 670 646 e 966 349 338. Com conferencistas portugueses e espanhóis e temas como "Ordens Religiosas e desenvolvimento da Ciência Farmacêutica" ou " Os grylles nas Tentações de Santo Antão de Hieronymus Bosch" terá certamente muito interesse.Além de outros temas interessantes haverá um concerto pela Banda de Salzedas nos claustros do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas. O terceiro dia é reservado a visita de estudo a quintas do Douro que pertenceram a Cister. O jantar social na casa do Paço, com ementa monástica parece também muito interessante. Para ficar durante o fim de semana têm a CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE  a dois passos dos acontecimentos.
NÃO ME DIGAM QUE NÃO ESTÃO CURIOSOS!