CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE

ALFAZEMA NO JARDIM

sábado, 31 de julho de 2010

ACHILLEA MILLEFOLIUM

De todos os nomes populares por que é conhecido o Milfólio o mais original será, talvez "pestana-de-vénus". Não é pelas suas qualidades medicinais, como por exemplo, adstringente, antibiótica, anticaspa, analgésica, que ela é cultivada nos jardins da CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE. É sim pela sua beleza que de Junho a Setembro alegra os jardins e porque depois de cortada durará durante muito tempo em belos arranjos.
Passe pela CASA DE SANTO ANTONIO e fácilmente poderá obter um belo ramo que lhe poderá alegrar os dias mais cinzentos do Inverno.
Venha conhecer, descobrir e desfrutar as muitas coisas que poderemos preparar para si.   É tempo de se deixar mimar !

sexta-feira, 30 de julho de 2010

TRANQUILIDADE E PUREZA

 Estas são características inerentes à fragância da alfazema .Cultivada nos jardins da Casa de Santo António de Britiande, é apanhada nesta altura  e são feitos ramos como este, para guardar durante o Inverno.
Colocada em pequenos sacos, que podem ser adquiridos a partir de Setembro na Casa de Santo António, dá para perfumar as roupas e a casa. Coloque-os nos roupeiros e guarde bem no fundo báu. Pelo Natal , estes pequenos sacos são um  presente original e perfumado.

domingo, 25 de julho de 2010

RELAXE E DIVIRTA-SE ESTE VERÃO !



Venha conhecer LAMEGO e as suas mouras encantadas !

" Um rei mouro, Senhor do Castelo, receando ser morto pelo nosso Rei D.Afonso Henriques viu-se obrigado a fugir. Mas antes mandou abrir secretamente, no bairro do castelo, três túneis   escondendo em um deles o grande tesouro real. À porta de cada um dos túneis colocou as seguintes legendas : "Peste que mata gente até uma légua em volta", "Tesouro Real"   e    " Encantamento". Como era um rei , apesar de mouro, simpático deixou, também, o aviso de que as legendas estavam trocadas...
Ao fugir deparou-se com outro problema: além de não poder levar consigo o enorme tesouro real não viu,também, modo de levar as suas 3 jovens e formosíssimas filhas.Pediu por isso a uma feiticeira que as encantasse, ficando  estas nos túneis subterrâneos condenadas a duração eterna.
Lá se foi o rei mouro para os Algarves, acompanhado da dita feiticeira, esperando regressar  com ela  para recuperar os seus tesouros. Mas ambos morrem em Tavira.
Em Lamego continuam enterradas as três princesas mouras e um grande tesouro; mesmo os mais corajosos têm desistido das buscas  não fosse por engano abrir-se o túnel da peste."

O Castelo de Lamego pode ser visitado sem receios e na Casa de Santo António de Britiande é fácil ficar encantado ,mas à moda do século XXI !

terça-feira, 20 de julho de 2010

DEUS FEZ A ÁGUA !

Deus fez a água; mas o homem inventou o vinho !

À porta da Quinta de Santa Cruz , no lago rodeado de verde e flores, os peixinhos nadam tranquilamente.

Dentro da Quinta provam-se vinhos DOC Távora -Varosa, espumantes,Douro e Porto.

O MELHOR DO VERÃO !

Deixe  o stress para tráz e aproveite bem o Verão! A Casa de Santo António de Britiande proporciona-lhe , além de estadias com pequeno almoço incluído, a possibilidade de desfrutar dos seus jardins ,  grelhados à beira da piscina, preparar-lhe um pic-nic nas montanhas, fazer uma prova de vinhos , comprar artesanato, compotas,vinhos, etc.
Preços sob consulta. Telefone contacto:  00 351935 851 428

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ACCOMMODATION & LEISURE








At  Casa de Santo António de Britiande 


lunches, dinners,afternoon Teas, wine tastings could be arranged, for you, in advanced request.

Come and try ! 

DOURO VALLEY ACCOMMODATION







Rich and full of history


Casa de santo Antonio de Britiande

ACCOMMODATION IN DOURO VALLEY







Peaceful and romantic


Casa de Santo António de Britiande

TUFTS OF LAVANDER







The blue tufts of lavender  that fill the gardens

quarta-feira, 14 de julho de 2010

DOURO VALLEY AND ITS SURROUNDINGS

The Douro Valley is already known by the beautiful and famous vinyards. But , have you alreday heard about the surroundings? Come and visit Casa de Santo Antonio de Britiande and stroll through the gardens at this time full of tufts of lavander. Do you like birdwatching ? You can do it here ! Have you already tasted a good wine ? We can prepare here a tasting for you . You can do so many things... we only suggest the last ones and, also, saling at Douro River or visit the ancient and beautiful Cistercian Monasteries arround us.

Look for us on TripAdvisor !

STREPTOPELIA DECAOCTO

Estamos tão habitados a vê-las entre nós, que não sabíamos que tinham um nome tão difícil.

A Rola -turca é um dos passáros que foram identificados na CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE.

Para além desta, foram identificadas 25 espécies de aves na propriedade. A Poupa, o Andorinhão Preto,a Toutinegra de Barrete, o Verdilhão e o Pintarroxo , entre outros.

Trata-se de uma pequena propriedade (5ha), de utilização agrícola, florestal e turística. A maior parte
da área está ocupada por floresta de produção (3,5ha). A restante área é ocupada por fruteiras em protecção integrada (0,5ha) e incultos. Existem também quatro açudes e uma pequena barragem.

Para desfrutar de tranquilidade e sossego recomenda-se  a  observação de pássaros e do seu habitat natural , que poderá ser feita também aqui .

terça-feira, 13 de julho de 2010

PORTO TÓNICO

Depois de um passeio de barco ou comboio a vapor, de uma visita ao Mosteiro de Salzedas ou a S. João de Tarouca, venha refrescar-se na  Casa de Santo António de Britiande.

Junto à piscina, integrada num jardim de alfazemas , desfrute de um Porto Tónico antes do jantar.

Deixamos-lhe a receita para saber o que pode esperar.

Ingredientes:


4 doses (60 ml) de vinho do Porto Branco, 4 latas de água tónica gelada ,gelo a gosto, limão.

Modo de preparar:

Num copo alto, colocar 1/2 dose de vinho do Porto Branco e completar com a água tónica e o gelo. Servir a seguir; decorar com limão.

Venha experimentar connosco!

MAGNÓLIA

Esta flôr que parece  artificial, uma flôr de cera, é bem real na Casa de Santo António de Britiande.
Venha sentir o seu perfume!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

COMPOSTAGEM

Não pense que é muito difícil  fazer compostagem em casa, na varanda, em apartamentos e demais pequenos espaços. Pegue num balde com cerca de 50 cm de altura e 30 cm de largura ( ou ao seu gosto) e faça-lhe um furo de drenagem, o mais perto possível do fundo. Depois é só começar a guardar lá , alternadamente, os restos "verdes e molhados" da cozinha e do jardim e os castanhos e secos como folhas, galhos, caules. A proporção entre verdes e marrons é de 1 para 30. Uma medida de verdes para 30 de secos e esolha a medida que quiser. Regue sem exagerar, de vez em quando deve revolver de modo a misturar os componentes. Aproveitará muitas coisas
que certamente nem imagina, como cascas de ovos que deve triturar, e obterá um excelente adubo para o seu jardim. Venha aprender mais com a CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE; próximo dia 14 do corrente,  inscrições pelo telefone   935 851 428 ou pelo e-mail : santoantoniobritiande@gmail.com

Vai chegar ao fim e gostar de saber que está a poupar o Planeta !