CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE

ALFAZEMA NO JARDIM

quarta-feira, 30 de junho de 2010

PASSEIO




Passear debaixo de ramadas de glicinias, que nos conduzem à piscina, percorrer o pomar de cerejeiras ,pereireias,nogueiras,liquidanbares será uma boa maneira de renovar as suas energias.

Desfrute da sombra, da paz e tranquilidade que por aqui abundam.

A CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE ESPERA-OS  !!


"Este tempo deixa-me exaurida!" , confessa a Angela e eu sorrio e ela ri também. Refere-se ao tempo quente e abafado; ao céu que de azul passa a acizentado ameaçando trovoada que depressa passará.
É uma palavra talvez pouco usada pelas gentes do Douro,mas serão elas que mais razões terão para a usar. Cuidar destas  vinhas, que dão uma beleza incompararável à nossa Região, não é fácil.
Seremos, no entanto, recompensados em finais de Setembro!

Depois penso que  a maior parte das vezes nos queixamos e não sabemos aproveitar as coisas boas e simples da vida.

Olho à minha volta e vejo as frondosas árvores a que em crianças trepamos; os recantos do jardim semeados de flores lindíssimas onde namoriscamos; as framboesas que salpicam o jardim de vermelho e oiço o chilrear dos pássaros que as debicam felizes.
O aroma das glicínias, das alfazemas e o doce cheiro da tília  vêm até mim e o chá gelado sabe-me muito melhor.
Venha conhecer a CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE e aqui poderá desfrutar de tudo isto!


ALCACHOFRAS






São lindas, exuberantes, comestíveis e baixam o colesterol !

domingo, 27 de junho de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO


Espero tenham já espreitado a  notícia sobre os cursos de formação e informa-se que A CASA DE SANTO ANTONIO está a reunir um grupo ,de 20 pessoas,para no dia 14 de Julho poderem ser realizados, na Quinta da Formiga, os cursos em questão.

Temos já algumas inscrições; increva-se ,também, pelos telefones
935 851 428 ou 913 870 088 ; ou se preferir por e-mail: santoantoniobritiande@gmail.com

Quem não quer deixar um planeta melhor às gerações vindouras? Então temos que começar agora. JUNTE-SE A NÓS!

AZUL OU VIOLETA?


Os jardins da CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE estão vibrantes de cor .  O azul das perfumadas alfazemas combina perfeitamente com o violeta das alcachofras antes destas abrirem com suas "franjas" azuis.
À beira da piscina os turistas desfrutam de um Porto Tónico e , apesar de no céu se cruzarem relampagos e fortes trovões, não arredam pé.Há magia por aqui !

Não sei se a  tempestade é contagiosa,mas no escritório há,também um  brainstorming,mesmo que a solo. E as ideias surgem em catadupa, como já é habitual. Reunir um grupo de  20 pessoas para ser possível participar num curso de formação sobre compostagem e criação de galinhas de forma biológica é o que se procura,desta vez.Nesta altura de grandes preocupações ecológicas poder reduzir o líxo doméstico e transformá-lo em adubo parece-nos uma boa ideia.Poder criar animais da forma mais natural é um passo para a autenticidade. Fixar as populações e criar riqueza em pequenas vilas, sem causar problemas    ao planeta ,não é um passo para a sustentabilidade de que tanto se fala? Há um dedo verde na Casa de Santo António de Brtiande.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um curso original! | Portal do Jardim.com

Um curso original! Portal do Jardim.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

VEJAM SÓ !


Este foi o cabaz oferecido pela CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE ao primeiro prémio da Exposição Canina que decorreu em Lamego.

Recheado com compotas, artesanato,enchidos, azeite, espumante e vinhos ; tudo coisas boas passíveis de serem encontradas na Casa de Santo António aquando de uma estadia ou de uma prova de vinhos na Quinta de Santa Cruz.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

EM LAMEGO...


...vai acontecer,também, a 19 e 20 de Junho, a I Exposição Canina.
Não percam a oportunidade de visitar e conhecer a cidade e na passerelle admirarem os nossos amigos de quatro patas.


A Casa de Santo António , atenta e participativa nas iniciativas da Região, vai oferecer um Cabaz de Produtos Regionais ao primeiro classificado, assim como oferecer duas noites de estadia.

DOURO EMOÇÕES


A região vai promover, de 17 de Junho a 4 de Julho, o 2º Festival de Gastronomia do Douro . A melhor gastronomia da região duriense vai estar à mesa em 26 restaurantes, localizados nas cidades  Lamego, Peso da Régua e Vila Real.


Inserida neste programa, a cidade de Lamego acolhe,de 16 a 20 de Junho, a segunda edição da Feira da Bôla que decorrerá na Av. Dr. Alfredo de Sousa.

Na Casa de Santo António de Britiande já é hábito acompanharem-se as provas de Vinhos com bola ou enchidos tradicionais de Lamego.

VENHA SENTIR AQUI TODAS AS SUAS EMOÇÕES.

 

terça-feira, 15 de junho de 2010

QUINTA DOS URGAIS

Com um bocadinho de paciêcia chegaremos ao fim de Setembro e as vinhas que agora nos rodeiam, completamente verdes, terão tonalidades vermelhas e quentes e cachos maduros e generosos.

Daqui sairão vinhos macios, com sabores de frutos vermelhos, que poderão ser provados na Quinta de Santa Cruz.

Venha fazer uma prova connosco; acompanhada da bola ou com os tradicionais enchidos de Lamego, será certamente uma experiência que lembrará por muito tempo.

ESTÃO VERDES!

...dir-me-ão, como a raposa. Mas na verdade estas uvas que agora nos dão muitos cuidados e exigem tratamentos,não tardarão a transformarem-se em belos cachos. Estes ,por sua vez, serão transformados em frutados vinhos tintos . Só precisamos de esperar pelo fim de Setembro.
Poderão dizer-me que não têm muita paciência,mas asseguro-lhes que vale a pena.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CONVITE AO DESCANSO



Este é um dos quartos da CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE  onde tranquila e confortávelmente poderá descansar, depois de um belo passeio no Douro.

Quer tenha feito um passeio de barco no rio, quer tenha visitado património ou se tenha perdido por longas estradas e parado em cada canto para apreciar paisagens deslumbrasntes, vai chegar ao fim do dia e apreciar a tranquilidade desta Casa.

Depois de um passeio pedestre, de uma tarde a praticar desportos radicais ou fazer alguns kilometros para subir ao alto de um miradouro , vai  saber-lhe muito bem estar por aqui.

terça-feira, 1 de junho de 2010

JÁ SÃO FAMOSAS !


Estas bonitas galinhas que podem servir como jarra de água, são já famosas entre os visitantes da QUINTA DE SANTA CRUZ, especialmente entre os franceses.

Fazem parte do ARTESANATO que podem adquirir nesta Quinta. São lindas e enfeitam qualquer cozinha.

É TEMPO DELAS !


Com estes belos dias compridos e quentes,um fim de semana prolongado que se aproxima, venham visitar a Aldeia Vinhateira da Ucanha ( Medieval) e o Mosteiro de S. João de Tarouca da Ordem de Cister.

Para  se recompôrem do esforço do passeio que deverá ser pela manhã de preferência, A CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE , na sua vertente de ENOTURISMO, oferece gastronomia tradicional com base no Forno do Pão, bem como grelhados na brasa.

Com marcação prévia poderá desfrutar de almoços,lanches, jantares provando excelentes VINHOS DOC ou ESPUMANTES da Região Távora/Varosa . Assim como da Região do Douro, já que esta Quinta se encontra num espaço priviligiado entre as duas Regiões.

Quem é capaz de dizer não às bolhinhas e outros petiscos?

RESENDE e as suas belíssimas cerejas está a dois passos !