CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE

ALFAZEMA NO JARDIM

quinta-feira, 29 de abril de 2010

CAVALEIRO ANDANTE


O MAGRIÇO era um dos Doze de Inglaterra que  combateu, em torneio, para defender a honra de uma dama inglesa injuriada. Na verdade ele chega atrasado já que, em vez de seguir por mar  como os outros 11 cavaleiros,decide conhecer outras terras e gentes. Isso não o impede de vencer e desagravar a dama ofendida.


Agora que não temos torneios nem cavaleiros podemos,igualmente, conhecer outras terras e gentes , saciar a curiosidade e passar um fim de semana divertido. Basta passar por PENEDONO, no fim de semana de 1 e 2 de Maio, e vai encontrar animação, vinhos, gastronomia, turismo,etc.


Para repousar existe a CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE  com quartos tranquilos e cómodos , com sala privativa para os hóspedes e com acesso directo aos jardins.

terça-feira, 27 de abril de 2010

MERCADO MAGRIÇO


No dia 1 e 2 de Maio próximo vai decorrer em
Penedono o Mercado Magriço.
Uma mostra de turismo,produtos  regionais,gastronomia,artesanato,etc. .

Penedonono é conhecido pela riqueza e abundância das suas terras, pela história e património e principalmente pelo seu castelo.Classificado Monumento Nacional ergue-se a mais de 900 metros de altitude e mantém os traços da sua arquitectura medieval. Daqui é conhecido o lendário personagem conhecido como  O Magriço.

Sempre activa e completamente integrada na sua Região está a Casa de Santo António de Britiande que vai participar nesta feira com os seus produtos de qualidade : Turismo de Habitação, Vinhos, Artesanato, Azeites,Vinagres.

Não deixe de participar, está prometida animação!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

MAIS PARA PROVAR



Além dos vinhos foi , também, possível provar as
compotas que são feitas na CASA DE SANTO
ANTONIO.
As amendoeiras,cerejeiras e nogueiras que na Primavera embelezam os jardins que rodeiam a casa, dão belos frutos que são depois aproveitados .

Estão disponíveis para venda ,na loja da Rota, além dos vinhos e espumantes da Região Távora-Varosa, azeite,vinagre e artesanato.

PROVA DE VINHOS


Decorreu, no dia 24 de Abril, na sede da Rota das
Vinhas de Cister, uma prova de vinhos DOC
Távora -Varosa.
A Rota é uma mistura de monumentos e caves que nos proporciona viagens inesquecíveis através de memórias do início da nacionalidade e
medievais. Nesta Região, para além dos Vinhos e
espumantes de qualidade existe um impressionante legado de templos e abadias dos monges cistercenses.
A Casa de Santo António de Britiande, em tempos local de refúgio dos Monges Franciscanos do Convento de Ferreirim, e como aderente da Rota , esteve presente nesta prova com os seus vinhos Quinta dos Urgais.

sábado, 24 de abril de 2010

CHÁ NO ALPENDRE


Está a chegar o calor e o bom tempo . Não percam, então, a oportuni- dade de passar um fim de semana na CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE e desfrutar de um aromático chá no alpendre.
Diz, quem já provou, que é uma sensação de paz e tranquilidade que não se esquece. Não se recorda apenas o sabor do chá e o seu aroma, mas
também o perfume da glicínia ou da alfazema. Que se lembra o chilrear dos pássaros que se vislumbram ao fim da tarde saltitando pelo jardim.
Outras coisas há para descobrir e provar nesta Casa que combina fácilmente tradição com modernidade , bom gosto e prazer em receber.

CHEIA DE CHARME


Esta é A CASA DE SANTO ANTÓNIO DE BRITIANDE, que além de alojar os ilustres conferencis-tas do colóquio referido na notícia anterior,serviu o jantar de boas vindas.
No âmbito das suas preocupações culturais ofereceu uma noite de alojamento e elaborou ,
com o cuidado habitual,uma tarte de laranja que é receita tradicional da família.

COLÓQUIO


Decorreu na Sé e no Museu de Lamego, no dia 9 e 10 de Abril o colóquio
"Espaço, Poder e Memória. A Sé de Lamego em 8 séculos de História"
Além dos especialistas e diversos interessados estiveram presentes as diversas identidades locais.
A Casa de Santo António de Britiande, em colaboração com o Museu de Lamego, alojou os ilustres conferencistas.